Ad Coimbra

domingo, fevereiro 05, 2006

4 de Fevereiro de 1961

Passaram ontem 45 anos sobre o primeiro levantamento em armas de uma das ex-colónias. Em Angola, às primeiras horas da madrugada, o MPLA assalta a cadeia de São Paulo com duas intenções, libertar os seus elementos ali detidos e aproveitar o que ao tempo era dado como certo: que o Paquete Santa Maria, desviado por Henrique Galvão, seria entregue às autoridades portuguesas em Luanda, com a cobertura mediática. O MPLA pretendia assim com esta acção chamar sobre si as atenções.
Porém, os dois homens que eram protagonistas desta luta não deixavam os seus créditos por mãos alheias e Salazar cortou as voltas a Agostinho Neto e o paquete rumou a Lisboa sem atracar em Luanda.

Esta guerra haveria de se prolongar entre Lisboa e Luanda até o 25 de Abril de 1974 e alastrar a Moçambique e Guiné e continuar depois em foros internos de angolanos com angolanos e moçambicanos com moçambicanos.

Deixou duas expressões para a História, do lado de António de Agostinho Neto parte do hoje hino nacional angolano, " Na manhã do 4 de Fevereio os heróis cortaram as algemas" da parte de António de Oliveira Salazar "para Angola rapidamente e em força".
Hoje 45 anos depois ainda dos dois lados há estropiados de guerra e traumatizados psicologicamente.

Mas o desmoronar do império iniciado com a queda de Goa, Damão e Dio, a favor da União Indiana, só teria o seu fim, por dentro no 25 de Abril. Hoje estamos já em condições de cada vez mais nos aproximarmos dos designados PALOP(s) e entender de vez que seja como for, mesmo no conflito, temos um passado comum que não pode nem deve ser esquecido e se bem utilizado pode aproveitar a todos.

1 Comments:

At 8:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

A questão da descolonização é deveras complicada. A um lado, tivemos um Estado Novo que nunca entendeu a questão africana nem conseguiu, ou porque não quis ou não lhe interessava, acompanhar o evoluir dos tempos, mormente após a II Guerra Mundial. Do outro lado, temos uns dirigentes portugueses pós 25 de Abril a quem interessou descolonizar rapidamente e em força, a fim de entregarem as colónias a alguns amigalhaços políticos e ideológicos. A descolonização foi mal feita, primeiro por ter sido tardia e depois por ter sido feita de forma irresponsável e contra os interesses dos povos lusoafricanos.
Com isto perdeu Portugal mas principalmente perderam os novos países africanos, que foram entregues a outros colonizadores: russos e cubanos. E com as guerras que lá deixámos ganharam as grandes potências que, vendendo armas e conseguindo predominância política se foram insatalando nesses países, transformando-os num inferno, primeiro e, agora, numa espécie de protetorados. Perdeu-se a influência portuguesa. Pergunto: alguem locrou com isso? Responda quem souber.
Um abraço do António Manuel Cortes

 

Enviar um comentário

<< Home