Ad Coimbra

segunda-feira, janeiro 02, 2006

PRESIDENCIAIS

Faltam apenas 20 dias para que todos sejamos chamados a escolher aquele que durante 5 anos, ou na nossa tradição, de facto por 10 anos, ocupe o lugar do primeiro Magistrado da Nação.

Na realidade, temos três candidatos capazes de atingir tal desiderato,Alegre, Soares e Cavaco. Se algum crédito merecem as sondagens, Cavaco já é o Presidente Eleito.

Acreditamos que Cavaco será eleito à primeira volta, com margem folgada, mas tal só se materializa se todos os que determinam as referidas sondagens não se acomodarem a uma vitória virtual e exercerem o seu direito e obrigação de voto em 22 de Janeiro.

Se Cavaco é o candidato que a maioria dos portugueses querem ver como Presidente, então para que onerar as fracas finanças públicas com uma desnecessária 2º volta?

Vote-se massivamente Cavaco já em 22 de Janeiro.

Aqueles que têm outro candidato preferencial, certamente não deixarão de votar no seu preferido.

Mas adientemos curtos argumentos em prol de Cavaco e Silva: foi um primeiro ministro bem sucedido, o que levou a grangear reputação de seriedade a nível internacional. Neste momento que o País atravessa é fundamental um Presidente que seja capaz de ajudar a que o país recrute capital estrangeiro. Sinceramente e não obstante ntoda a consideração, até pessoal, que nos merecem todos os candidatos, não descortinamos que qualquer outro esteja tão bem situado neste particular.

Arautos, pouco sérios, agitam bandeiras anti Cavaco, alegando que este poderia querer imiscuir-se nas competências próprias do Governo.
Honestamente, temos já 32 anos de democracia, e já se não podem lançar atoardas destas tão ridiculas como pensar que Jerónimo de Sousa, pelo facto de ser do PCP é um perigoso, Stalinista.

Os tempos mudaram, não mais haverá aventuras de ditaduras ou violações fundamentais dos direitos emergentes de um estado de direito moderno.

Hoje, temos que pensar seriamente como resolvemos os nossos problemas, como apanhamos o comboio da Europa e a carruagem do MUNDO.

Na actual conjuntura CAVACO e SILVA, é único que pode lançar alguma esperança para todos nós que apostamos teimosamente que este PAÍS HÁ-DE IR AVANTE.